segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CICLO DE CINEMA ASIÁTICO - Audition de Takashi Miike


21 de Setembro - 17 horas
AUDITION de TAKASHI MIIKE
Coreia do Sul / Japão - 1999 - 115' - cor


“Audition” (no original, “Odishon”, de 1999) conta a história de Shigeharu Aoyama, um homem de meia-idade que é viúvo e cuida do filho adolescente. A partir do momento em que o filho começa a interessar-se por mulheres, ele sugere ao pai que volte a casar-se e deixe de ser uma pessoa solitária. Shigeharu, que havia perdido a mulher há sete anos, percebe que talvez seja realmente a hora de voltar a apaixonar-se e ter novamente uma companheira.
Para tal, combina com um amigo, que trabalha com cinema fazerem uma audição para um filme que não existe. Assim, Shigeharu poderá escolher, entre diversas candidatas, aquela que irá tentar conquistar. Ele acaba por se interessar por Asami Yamazaki, uma garota de frágil beleza, rosto inocente e com um triste passado (foi obrigada a desistir da dança após um acidente). Eles começam a sair, e Shigeharu decide que aquela será a sua nova esposa. Após levá-la até um quarto de hotel, onde ela lhe mostra cicatrizes na perna que diz ter a ver com seu passado, eles fazem amor pela primeira vez.
No dia seguinte, ao acordar, o primeiro pensamento que ocorre a Shigeharu é que Asami irá aceitar seu pedido de casamento. Mas ela não está mais lá. Desolado, Shigeharu volta para casa, pensando que nunca mais irá ver seu grande amor. Quem era aquela mulher, afinal?
É uma grande história de amor, uma das maiores histórias de amor contadas no cinema contemporâneo. Uma dor imensa que parece não ter fim, para no final, perdermos tudo. Assim é o amor.

Takashi Miike, nasceu em 1960 em Osaka, no Japão) é um prolífico realizador japonês, tendo feito desde 1991 mais de sessenta filmes, em cinema, directo para vídeo e televisão (só em 2001 e 2002 terá realizado catorze filmes). Tornou-se muito popular em 1999 com Audition (Ôdishon). É melhor conhecido por encenar cenas chocantes de extrema violência e bizarras perversões sexuais. Prolífico, ecléctico e controverso cineasta, conhecido como o Tarantino oriental, capaz de criar sentimentos e sensações antagónicas no espectador.

Sem comentários: