domingo, 30 de janeiro de 2011

Jogos Interculturais e Cooperativos

(85 Páginas, 2008, 10 €)

A publicação "jogos interculturais e cooperativos" é o resultado da pesquisa e aplicação de um conjunto de estratégias de carácter lúdico, em ambiente escolar, educativo ou formativo, tendo como finalidades a inserção de crianças e jovens oriundos de grupos culturais minioritários e a educação intercultural, constituindo um instrumento didáctico para educadores/formadores.


Sabemos hoje que o jogo liberta os afectos, estimula a cooperação e a imaginação, demonstrando-se como um importante instrumento no aprofundamento das relações interpessoais, criando uma atmosfera favorável à construção de uma relação social positiva, favorecendo a criação de um ambiente de respeito recíproco, gerando comportamentos de solidariedade e anulando quaiquer relações de poder.


Através dos vários jogos apresentados nesta publicação, visamos desenvolver nos particpantes a capacidade de se colocarem na posição do outro, compreendendo o seu ponto de vista, as suas preocupações, as suas expectativas, as suas necessidades e a sua realidade.


Por esta razão, enfatizamos as estratégias cooperativas: não há vencedores, nem vencidos, todos participam, ninguém é excluído.


Ao educador/formador, cabe a importante tarefa de conduzir os seus formandos na descoberta, reconhecendo a importância da experiência lúdica no desenvolvimento interpessoal e sublinhando o valor educativo que os jogos cooperativos possuem, bem como o seu papel no desenvolvimento e estruturação da personalidade.

Sem comentários: